segunda-feira, 26 de abril de 2010

Olhem só!?!







Contentes com o cumprimento das tarefas da semana anterior ao 12 dia de abril chegamos na escola e tivemos uma surpresa pela manhã neste dia.

O que havia acontecido?

Não acreditávamos no que víamos...

Todo o empenho, todo o esforço, toda a mobilização para construção da composteira tinha caído por terra...



Mas não vamos desistir!

Iremos novamente construir a nossa composteira!!

E esperamos que isso não aconteça mais, pois entendemos que a construção da composteira é algo feito para o bem da comunidade, não só escolar, mas da Vila Mapa, da nossa cidade!!

A versão do mosquito?

Natália, nossa amiga, nos presenteou com o seguinte texto.
Seria uma versão do mosquito transmissor da dengue?
Ponto de Vista
Por: Natália B. Koren
Era o caos. Eles vinham como uma praga, destruindo nossas casas e matando nossos filhos. Não mediam esforços para que nos dispersássemos, arrasados, sem abrigo e sem família. Simplesmente horrível. Homens mascarados, carregando máquinas que cuspiam um gás venenoso e nos expulsavam de nossos lares. Tentávamos nos esconder, muitos fugiam, mas sempre havia aqueles que sucumbiam à fúria dos homens de uniforme.
Não digo que éramos completamente inocentes. Toda sociedade tem seus podres, toda árvore tem seus frutos estragados. Entre nós viviam os indivíduos maléficos também, os que eram sujos por dentro, que disseminavam a doença e o pavor por onde passavam. E o pior é que estes eram tão semelhantes a nós, os pacíficos, que nem podíamos culpar nossos agressores por nos atacarem de forma indiscriminada. Não havia como nos diferenciar, a não ser quando o mal já estava feito. E ainda que investissem com raiva contra nós, podíamos também enxergar o medo nos olhos deles.
Afinal, nós sempre fomos sobreviventes. Se fôssemos expulsos de algum lugar, logo procurávamos um novo começo, nos misturávamos a outras populações, tínhamos nossos filhos em paz e logo nos restabelecíamos. Tiravam nossas plantas, tiravam nossas águas, mas sempre voltávamos. E eles sempre travam uma guerra contra nós, porque sempre havia um de nós para atrapalhar a vida deles. Tínhamos que admitir que sempre demos o primeiro passo no caminho da discórdia, e incitamos o ódio deles contra nós.
Em tudo isso eu pensava enquanto fugia daquela fumaça nociva. Não tive escolha se não abandornar meus filhos, torcendo para que não fossem encontrados em meio aos pneus velhos que se amontoavam no jardim. Vi muitos de meus companheiros levantarem como nuvens em todas as direções, e com muito esforço voei um pouco mais alto. Observei, e não nego um pouco de satisfação nisso, muitos dos meus conterrâneos infectados serem extintos pelo vapor insalubre que despejavam os aparelhos dos homens de máscara. Não pude deixar de pensar, com certa tristeza: maldita hora em que evoluímos. Mais do que sobreviventes, nos tornamos uma praga a ser eliminada. Agora, jamais teríamos paz, nós os Aedes aegypti.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Doação de mudas de Ipê 2







Doação de mudas de Ipê








Como uma outra ação da escola doamos a todos os alunos da escola mudas de ipê amarelo para deixarmos a nossa comunidade mais bonita.

Colocando cascas na composteira
















As crianças com auxílio dos educadores após o lanche também colocaram cascas na composteira.

A coleta seletiva


No pátio interno,
na cozinha...




na mesa do café.



Na escola já realizávamos a coleta seletiva, separando o lixo em dois tipos: seco e orgânico.

Revitalizamos os espaços e produzimos novos cartazes para identificarmos as lixeiras correspondentes a cada tipo de lixo.

Vejam alguns exemplos...

Usando a composteira - as primeiras cascas







Hoje, 9 de abril, colocamos, crianças e funcionários, as primeiras cascas na nossa composteira...






Construindo a composteira 3 - o telhado











Construindo a composteira 2







Construindo a composteira 1
















Construir a composteira foi um grande desafio para a Equipe Vida Futura.










Com a ajuda de todos com seus diferentes conhecimentos: como construir a composteira, quais suas etapas, como fazer uma massa para fixar os tijolos, como conseguir os tijolos, cimento, areia, entre outros saberes e necessidades conseguimos construí-la.


Olhem só!!! Que vitória!!!

Plantando na escola 4







Vejam só os pequenos do Berçário II ajudando a plantar uma laranjeira...



Plantando na escola 3


O Maternal 1 também ajudou no plantio. Vejam só...













Plantando na escola 2

Todos juntos a turma do Jardim A encheu o carrinho e foi realizar o plantio...














Plantando na escola - a organização das mudas no espaço da escola

A EMEI da Vila Mapa II já contava com algumas mudas de árvores e outras plantas espalhadas pelos pátios da escola.



Continuamos este trabalho ambiental e aumentamos o nosso números de espécies de plantas.



Nosso tabalho não termina com a realização da tarefa, construir os espaços e plantar as mudas, no nosso caso revitalizá-los e aumentá-los, seguimos com o projeto ambiental tendo o acompanhamento do CAD (Centro Agrícola Demonstrativo) e as contribuições do pessoal do viveiro... que nos doou muitas mudas.



De acordo com as orientações que recebemos fomos organizando as mudas nos espaços da escola e não pudemos concentrar tudo em uma mesma parte da escola, em função do espaço e da luminosidade que cada planta precisa receber.



Seguimos as recomendações e produzimos os nossos espaços que ficaram mais verdes!!!

Construindo com papel machê 2


Continuando...